Anos 70

O Glam Rock foi um estilo de música nascido na Inglaterra entre o final de anos 60 e começo dos 70 e surgiu como uma provocação à estética pobre do movimento Hippie. Conhecido também como Glitter Rock, foi marcado pelo excesso na produção – tanto na roupa (lurex, lantejoulas, paetês, saltos plataformas), quanto na maquiagem (cílios postiços, batons e sombras em cores vibrantes, purpurina). Tudo com muito glamour. Outro ponto fundamental para entender o Glam Rock foi a questão da androginia.

Os punks também surgiram no final desta década com a ideologia agressiva de denúncia à sociedade. Os punks geralmente usam calças jeans justas, rasgadas, jaquetas de couro preto, coturnos, tênis converse, correntes e muitos detalhes metálicos nas roupas, corte de cabelo moicano espetados ou cabelo um pouco comprido, piercings. A moda punk contrasta com a moda vigente e sempre apresenta elementos contestadores aos valores aceitos pela sociedade. Vivienne Westwood e seu marido, Malcon McLaren, líder do Sex Pistols foram grandes nomes do movimento. A estilista tinha uma butique chamada Sex, onde vendia diversos artigos com a estética dos punks e acabou sendo considerada como a “mãe dos punks” e se consagrou como criadora de grande prestígio até os dias de hoje.

Estilistas como Calvin Klein e Ralph Laurent dos Estados Unidos foram referência de moda propondo praticidade, versatilidade e descontração. O conceito de griffe surgiu nos anos70 em decorrência da proposta de se ter uma moda mais acessível, porém com uma assinatura, com estilo.

Quase virando para os anos 80, muito  inspirada pelo filme “Os Embalos de Sábado à Noite” e como uma decorrência do movimento Glam, surge uma moda ligada às discotecas, onde John Travolta foi o ícone da nova febre mundial.

No Brasil a novela Dancin' Days, produzida e exibida pela Rede Globo entre 1978 a 1979, apresentava essa estética disco.



Estilistas de destaque 1950:
Norman Hattel, Hardy Amies, Zandra Rhodes, Rifat Ozbek, Stella McCartney, John Galiano, Hussein Chalayan, Katherine Hamnelt, Jasper.

#atualidade
O estilista Jeremy Scott usou referências do Glam Rock para a sua coleção de Outono Inverno apresentada no New York Fashion em 2011.





Postagens mais visitadas deste blog

Estilistas Italianos

Anos 60