Anos 90


A moda da década de 90 manifestouse com grande liberdade na forma com que as pessoas se vestiam, com os preconceitos sendo deixados de lado. Nesta década a moda se inspira no que já passou. Os desenhistas de vanguarda vem da Inglaterra e Bélgica, mas a Itália dita as tendências. É a década da Prada, Versace, Armani, Dolce e Gabanna e Gucci, entre outros. 
Até a metade da década de 90, a moda foi influenciada pelo exagero dos anos anteriores. Foram lançados, por exemplo, os jeans coloridos e as blusas segunda-pele, que colocaram a lingerie em evidência.


Na segunda metade desta década, a moda passou a buscar referências nas décadas anteriores, fazendo releituras dos anos 60 (cores claras, tiaras) e em seguida dos 70 (plataformas em tamancos e modelos fechados, geralmente desproporcionais).


Capas da revista VOGUE nos anos 1990.
Foi também a era das supermodelos.Na verdade a idéia já tinha começado nos anos 80, mas aqui evoluiu. Surgem Naomi Campbell, Cindy Crawford, Linda Evangelista e Gisele Bündchen, dentre outras, como as Top Models Internacionais.

Stephanie Seymour, Christy Turlington, Linda Evangelista,
Claudia Schiffer, Cindy Crawford e Naomi Campbell. Vanity Fair, Setembro de 2008.
Foto: Mario Testino
Gisele Bündchen
Destaque especial para Gianni Versace e Moschino, ambos italianos. Karl Lagerfeld assume a criação da Chanel e aplica forte rejuvenescimento empresarial à marca. E outras marcas seguem o caminho contratando sangue novo, como a Dior, Givenchy, Prada, Gucci, Saint-Lauret, entre outras.

Grunge

Quando o assunto é moda dos anos 90 existem muitos temas a serem abordados. Afinal, essa é uma década marcada pela diversidade de estilos que convivem harmoniosamente. Um deles é o grunge. Para quem não conhece, este estilo influenciou a moda e comportamento dos adolescentes impulsionados pelas bandas underground de Seattle.

O movimento grunge surgiu no começo dos anos 90 e ao contrário de outras formas de rock, como o punk, o grunge não teve uma estética pensada ou elaborada. Os músicos usavam grossas camisas de flanela e jaquetas folgadas para se protegerem do frio que geralmente fazia naquela região. O look era completado com jeans com aspecto surrado, pois eram usados até quase se desintegrarem e roupas compradas em brechós e feiras de caridade.
Visualmente essa geração grunge optou por Blue Jeans rasgado, camisa de flanela xadrez e All Star, tênis ícone de várias décadas.


Abaixo alguns looks atuais cheios de referências grunges:



Estilistas de destaque:
Yohji Yamamoto, Gianni Versace, Comme de Garçons, Viviene Westwood, Gucci, Prada, John Galliano, Alexsander McQueen, Marc Jacobs.

Postagens mais visitadas deste blog

Estilistas Italianos